ENTREVISTA DO MÊS - SEIFER

ENTREVISTA DO MÊS - SEIFER

 

Sejam muito bem-vindos à Edição de Setembro da nossa Rúbrica "Entrevista do Mês"! Nesta edição, sentamo-nos com Diogo "Seifer" Oliveira, jogador que nos representa na área de Fighting Games.

P:Antes de mais, bem-vindo Seifer! Conta-nos como és, e explica-nos o teu percurso até hoje no mundo dos desportos eletrónicos!

R: Bom dia e agradeço desde já a oportunidade de fazer parte desta entevista.A minha área principal é Fighting Games, como foi mencionado, e especializo-me em Tekken, se bem que tenho outros jogos a que me quero dedicar para competir também, como Soul Calibur e King of Fighters.
Desde muito tempo que eu e os meus amigos de Tekken Portugal temos olhado à distância os grandes jogadores que iam a torneios em palcos grandes, dedicados a Tekken, a tratar o jogo como competição digna de profissão, e queríamos também fazer parte do mesmo nível. Demorou algum tempo a trabalhar a comunidade, mas eventualmente conseguimos ter oportunidades de fazer parte de eSports.
Eu comecei a fazer parte da equipa Hexagone e a entrar torneios com essa representação. Após o Lockdown 2018, tive a oportunidade de ir representar Portugal em Taiwan no campeonato mundial IeSF 2018, graças à equipa Grow uP eSports, que tinham oferecido a viagem e participação como resultado da minha classificação no Lockdown desse ano.
Pouco depois, tive a oportunidade de entrar nos ORO, equipa da qual eu faço parte presentemente.

P:Depois de teres arrecadado um explendido 9º Lugar no Celtic Throwdown em Dublin, consegues-nos explicar como foi a tua experiencia e luta para conseguires trazer esse lugar para casa?

R:Ter conseguido o 9º lugar no Celtic Throwdown superou as minhas expectativas da minha prestação. Tendo em conta que participaram grandes nomes europeus como o The Phantom, Rookang, Chickenmaru e o SuperAkouma, tinha esperado encontrar-me com algum deles cedo nas brackets e ser eliminado rapidamente. Mas não foi isso que aconteceu, felizmente. Formato de First to 2 consegue ser imprevisível, e isso é tanto uma vantagem como uma desvantagem para mim. Não me recordo se foi no meu 2º ou 3º set que fui enviado para losers, mas a partir daí, foi um esforço ainda maior para prosseguir e tive que jogar todos os sets como se fossem os últimos, que a bem dizer, seriam se perdesse. Durante toda a corrida, tive a assistência e o apoio da comunidade Tekken Portugal, a dar-me informação e dicas sobre os meus próximos oponentes.
Eventualmente, cheguei ao combate decisivo pela classificação de top 8 contra o The Phantom, jogador italiano de Master Raven. Para além de eu não saber bem o match up por não ter prática com Master Ravens do mesmo nível, que são muito raras, o The Phantom conseguiu ser muito paciente e já ele tinha experiência contra ambos Noctis e Geese, as minhas personagens principais. O meu percurso no torneio parou então aí e obtive o 9º lugar.
Fora do torneio, tive a oportunidade de conhecer jogadores que anteriormente só conhecia online ou que costumava ver em streams ou torneios.

P:Como sabemos, o ano está a acabar, contudo, gostaria-mos de te perguntar o que tens em foco para este ano de 2019 ainda, e quais são os teus objetivos principais para o ano de 2020!

R:Falando de 2019. Neste momento, estou mais focado em assuntos fora de fighting games, mas que irão contribuir para a minha presença em mais torneios e na Internet. Quanto à competição, vou participando nos torneios nacionais que conseguir.
Tenho tido um problema desde que o jogo saiu sobre a escolha da minha personagem principal. A minha personagem favorita é o Devil Jin, mas não é necessariamente aquela que eu jogo melhor, embora tenha praticado durante uns anos. Significa que se eu quiser jogar com ele, vou ter que perder em torneios mais do que o costume e as minhas classificações vão ser piores durante uns tempos.
No entanto, mesmo que eu ganhe usando uma personagem mais fácil como o Josie, não vou sentir tanta satisfação, porque o Devil Jin permite-me expressar melhor a minha personalidade e as minhas ideias.
Queria resolver esse problema em 2019 e chegar a uma decisão final.
Em 2020, a ideia será eu aumentar a minha presença na Internet com um visual novo através de streams com investimento meu em novo equipamento para aumentar a popularidade da comunidade portuguesa de Tekken e dos ORO internacionalmente. O King of Fighters XV, que eu me lembre, ainda não tem data de lançamento, mas espero que saia em 2020 para eu poder tornar-me competitivo num jogo novo da série. Por fim, a Season 2 do Soul Calibur VI está para sair em breve e vai-se prolongar ao longo de 2020. Quero tornar-me bom no jogo para poder derrotar um dia o nosso melhor jogador de Soul Calibur aqui em Portugal, o ilustre entusiasta de Maxi, o Yin.

P: Entras-te na nossa organização em meados de Março. Consegues explicar aos nossos seguidores como tem sido a tua experiencia até agora dentro da ORO-ESPORTS?


R: A ideia principal da ORO, pelo que entendi neste tempo em que estive na equipa, é, como o slogan diz, United As One, como se fosse uma família. Devido a como eu sou, 7 ou 8 meses não é tempo suficiente para eu considerar quem quer que seja família. O que posso dizer, no entanto, é que tenho tido uma recepção muito amigável e atenciosa por todos os elementos. Há um ambiente relaxado dentro da organização, o que torna a experiência boa e divertida e de fácil abordagem para com os vários jogadores e elementos de administração.

P: Obrigado pela tua disponibilidade para esta entrevista Seifer, é um prazer ter um atleta tão talentoso como tu a vestir a nossa camisola. Gostarias de deixar alguma palavra para quem nos segue antes de terminarmos a Rúbrica?

R: Se estiverem interessados em aprender Tekken, temos já o nosso site da comunidade disponível em www.tekkenportugal.com com servidor de discord também. Links e streams e afins estão no site. Temos jogadores de vários níveis de habilidade com quem possam jogar e aprender. Qualquer pergunta que tenham, passem por lá. Para qualquer outro fighting game, temos uma comunidade no discord portuguesa que tem como "praça" central o servidor PTFighters, a partir da qual estão links para os servidores de diferentes jogos.
Eu próprio tenho canais de Youtube e Twitch, mas quando o tempo for certo, eu dou palavra.
Agradeço a oportunidade de fazer parte desta organização e das experiências que me possibilitaram.
Divirtam-se.

#GOORO #OROESPORTS #SEIFER