ENTREVISTA DO MÊS - IBERYES

ENTREVISTA DO MÊS - IBERYES

Bem-vindos à Edição de Novembro da rubrica “Entrevista do Mês” da Oro Esports. Desta vez vamos estar à conversa com o atleta Guilherme “Iberyes” Ferreira que nos representa na modalidade de Super Smash Bros.

P: Para começar muito bem vindo IBERYES. Gostava que nos desses a conhecer mais um pouco de ti e que explicasses o teu percurso neste mundo dos esports até ao dia de hoje.

Iberyes:
Bem, sou jogador de Super Smash Bros. Ultimate e em termos de percurso no mundo de esports, sou bastante novinho. Vou fazer 20 anos em fevereiro e estou a competir em torneios regulares de Smash cá em Portugal desde os 17, no entanto, só comecei a ser mais ativo na comunidade aos 18 e só me tenho provado aos outros com ótimos resultados este ano. Ainda existe imenso a melhorar! E agora com a ajuda da ORO e de outros membros da comunidade, sinto que o posso fazer muito mais rápido que antes.

P: Entraste à pouco tempo para a nossa equipa ORO ESPORTS junto com os teus companheiros. Como te tens sentido e o que tens a dizer sobre os teus companheiros de equipa? Como tem sido a vossa experiência nesta família?

Iberyes:
Devo já dizer que fiquei super surpreendido pelo quão eficaz toda a gente trabalha. Na minha busca por uma equipa, não houve nenhuma tão aberta e profissional como a ORO. Para além disso, os membros da família que conheci em pessoa são divertidos e descontraídos, e aí acho que falo também pelos meus dois companheiros. A experiência tem sido incrível.

P: Como foi participares no Moche XL Games World e conseguires o 2º lugar com a tua equipa? Que sensações tiveste ao participar neste grande torneio?

Iberyes:
Tendo eu sido parte da equipa vencedora do mesmo torneio já no ano passado, acabei por trazer muitas expectativas para o resultado. Não seguramos o 1º lugar por muito pouco e estou bastante confiante que se pudéssemos repetir o torneio, o resultado seria diferente. Foi uma derrota difícil mas não fiquei particularmente triste, sei que os jogadores que nos venceram são também ótimos competidores e merecem representar Portugal fora do pais. Boa sorte para todos eles!

P: Participaste também na VCA Vienna Challangers Arena 2019 em Viena, Áustria. Conseguiste ficar no 49º lugar de 284 participantes, como se sentiste com este resultado e como foi representar a nossa equipa numa prova internacional?

Iberyes: Devo já dizer que estou super feliz com esse resultado. Em termos de jogadores portugueses que a comunidade conheça, existe apenas um que conseguiu sair da fase de “pools” (ou fase de grupos) num torneio assim desta escala internacional. O que me torna o segundo português a fazê-lo. Não vou negar que foi um pouco sentimental na altura, mas agora pretendo continuar a melhorar para conseguir sair regularmente. Vestir a camisola da equipa lá fora é engraçado. As pessoas perguntam quase sempre pela equipa depois de jogarem comigo e sinto por vezes que os jogadores sem equipa se sentem intimidados. No final de tudo, tenho é de agradecer pelo suporte recebido, quer da comunidade de Smash Bros. Portugal, quer pelo resto da equipa a dar-me encorajamento sempre que olhava para o telemóvel.

P: Existem torneios de duas em duas semanas, futuramente pensas tentar participar em algum mais regularmente?

Iberyes:
Na temporada anterior (de Janeiro a Julho) fui dos jogadores mais ativos nos torneios regulares cá de Portugal. Agora com o início de um novo semestre académico e com outros acontecimentos nas datas dos torneios, tenho sido um pouco mais distante. No entanto, pretendo regressar o mais rápido possível ao habitual.

P: Obrigada por estes dois dedos de conversa. Para terminar queres deixar alguma mensagem aos nossos seguidores?

Iberyes:
Não tenho nada muito pessoal a acrescentar, mas gostaria de pedir à malta para seguir as redes sociais da Smash Bros. Portugal. Esta comunidade é (de longe) a melhor organizadora de torneios de Smash cá em Portugal e quanto mais reconhecida for melhor é para os todos os jogadores, incluindo eu! Para além disso, se conhecem o jogo e sabem minimamente jogar, incentivo bastante a aparecerem nos torneios. Mesmo que não seja para ganhar, a malta diverte-se imenso e é isso que se quer!

P: Boa sorte para os torneios futuros!

#UNITEDASONE #IBERYES #GOORO